domingo, 6 de novembro de 2011

Lesão Motoneurônio Superior


As lesões ocasionadas por acidente vascular encefálico (AVE) variam de um paciente para outro. Isso porque as seqüelas estarão relacionadas à área cerebral acometida.

Trataremos aqui, da lesão de áreas motoras do córtex cerebral ou de vias motoras, especialmente do trato piramidal (córtico-espinal), que é caracterizada por paralisia espástica (paralisia com hipertonia e hiperreflexia), havendo discreta atrofia muscular. Isso ocorre, porque o núcleo do motoneurônio motor superior está situado no encéfalo e termina na medula espinhal.

As vias sensitivas e motoras se cruzam no trato piramidal (córtico-espinal): feixe de fibras motoras que se originam, em sua maioria, nas áreas motoras do córtex cerebral (área 4 de Brodmann), no giro pré-central. Em razão disso, as seqüelas serão observadas no hemicorpo contralateral.

Atualmente, a equipe multidisciplinar elabora um programa integrado, incluindo dessensibilização, percepção corporal, lateralidade, alongamentos, bobath, kabath, deambulação e outros, como modos de intervenções na reabilitação dos pacientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário